segunda-feira, 23 de abril de 2012

Nossos indinhos...

19 de abril - dia do índio


História do Dia do Índio
No dia 19 de Abril é comemorado o dia do Índio, data criada em 1943, pelo então presidente, Getúlio Vargas, através do decreto de lei nº 5540.
Mas porque foi escolhido o 19 de abril?
Para entendermos a data, devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste contimente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.
No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.

CURIOSIDADES
1.Se você gosta de comer milho quente, curau e pamonha saiba que os índios da América do Sul foram os primeiros a cultivar o milho. Feijão, abóbora, alcachofra e maracujá também foram descobertos e cultivados por eles.
2.Só os chefes usam cocar. Ele é um símbolo de poder dentro da aldeia. Cada cor do cocar tem um significado. Para os índios caiapós, o verde representa as florestas onde moram os animais e os espíritos dos mortos, o amarelo simboliza as mulheres, as casas e as plantações e o vermelho, os homens, bem no centro do cocar.
3.Cada tribo tem um pajé. Ele é o líder espiritual e uma espécie de médico dos índios. O pajé é quem escolhe o nome das crianças depois de pedir inspiração para os seres da natureza e consultar Deus.
4.Alguns índios falam línguas muito diferentes do português. Muitas palavras do nosso vocabulário vieram deles. Quer vê só? Pipoca, canjica, mingau, abacaxi, pitanga, jabuticaba, jabuti, arara, perereca, tatu, Araraquara, Sorocaba, Paraíba, Manaus, Paraná, Pernambuco, Curitiba, mandacaru, peteca, araponga, caipora (caipira), capoeira, catapora...
5.Você é uma pessoa cheia de nhenhenhém? Saiba que essa palavra vem do tupi e quer dizer conversa jogada fora, ou seja, blablablá.
6.Para muitos povos indígenas, assim que o indiozinho ou a indiazinha nasce, o pai corta carinhosamente o cordão umbilical com os dentes. Depois, fica de resguardo até que o resto do cordão caia. Para eles, o nascimento de um filho depende do pai. Já a mãe, gera o bebê.
7.Os yanomâmis são uma das maiores nações indígenas do mundo e se dividem em grupos com línguas diferentes. Estão no Amazonas, em Roraima e na Venezuela. Em suas aldeias, há uma grande casa redonda em que todos vivem juntos. Lá dentro, cada família tem seu lugar para acender sua fogueira e estender suas redes.
8.Os xavantes moram no Mato Grosso e têm uma tradição importante: os meninos entre 12 e 13 anos vão para uma casa chamada Hö. Ficam por cinco anos e aprendem a pescar, caçar e seguir os rituais do povo. Quando saem, estão prontos para a vida adulta.
9. As meninas carajás são separadas da família quando se tornam adolescentes. Elas ficam trancadas em um quarto da casa. Durante três meses, elas não podem conversar com ninguém enquanto aprendem a construir cestos, fazer comida e pintar corpos. Depois uma grande festa cheia de máscaras serve para apresentá-las para a aldeia. As indiazinhas já se tornaram mulheres e podem se casar.
10. Os bororos vivem no Mato Grosso. Em sua sociedade, quem faz o pedido de casamento é a mulher, que prepara comida e leva para o rapaz. Se ele comer, é sinal de que o namoro tem chance de dar certo. Em troca, ele deve levar uma caça para a família dela.










Atividades realizadas pelos alunos no dia do índio:

 CARIMBO COM A MÃO FORMANDO A CABEÇA DO ÍNDIO COM O COCAR



 MORADIAS



 SEQUÊNCIA DE CORES


 CARIMBO COM A PONTA DOS DEDOS





QUEBRA-CABEÇA

terça-feira, 3 de abril de 2012

FELIZ PÁSCOA!


Do hebreu Peseach, Páscoa significa a passagem da escravidão para a liberdade. É a maior festa do cristianismo e, naturalmente, de todos os cristãos, pois nela se comemora a Passagem de Cristo - "deste mundo para o Pai", da "morte para a vida", das "trevas para a luz".

Considerada, essencialmente, a Festa da Libertação, a Páscoa é uma das festas móveis do nosso calendário, vinda logo após a Quaresma e culminando na Vigília Pascal.

Entre os seus símbolos encontram-se:

O Ovo de Páscoa
A existência da vida está intimamente ligada ao ovo, que simboliza o nascimento.

O Coelhinho da Páscoa
Por serem animais com capacidade de gerar grandes ninhadas, sua imagem simboliza a capacidade da Igreja de produzir novos discípulos constantemente.

A Cruz da Ressurreição
Traduz, ao mesmo tempo, sofrimento e ressurreição.

O Cordeiro
Simboliza Cristo, que é o cordeiro de Deus, e se sacrificou em favor de todo o rebanho.

O Pão e o Vinho
Na ceia do senhor, Jesus escolheu o pão e o vinho para dar vazão ao seu amor. Representando o seu corpo e sangue, eles são dados aos seus discípulos, para celebrar a vida eterna.

O Círio
É a grande vela que se acende na Aleluia. Quer dizer: "Cristo, a luz dos povos". Alfa e Ômega nela gravadas querem dizer: "Deus é o princípio e o fim de tudo".
 



OS OVOS MAIS PROCURADOS PELA CRIANÇADA
Ovo de páscoa da Polly da Garoto – Se o presente é para uma menina delicada, que adora estar sempre arrumadinha e linda, o ovo de páscoa da Polly é com certeza uma boa pedida. O ovo de 180g de chocolate ao leite vem com uma linda bolsinha de brinde ótima para guardar o gloss e outros itens de meninas vaidosas. Além de se saborearem com esse delicioso chocolate, com certeza as crianças ficarão um charme.

Ovo de páscoa da Moranguinho – A Nestlé, pensando em trazer o melhor chocolate para as meninas, fez este exclusivo ovo delicioso que vem com um brinde para delírio geral das garotas, um carimbo muito legal da moranguinho! Agora, além de comer chocolate, vai poder brincar e se divertir muito fazendo carimbos nos cadernos e outros lugares que quiser, lembre-se de perguntar a sua mãe, se pode usá-lo em algum lugar que está com dúvida, para evitar sujar a casa.

Ovo Surpresa, Fadas da Disney – Para as meninas que gostam do desenho das Fadas e querem ovos com surpresas, este é uma grande pedida para sua mamãe ou papai. O ovo não é grande, o que pode facilitar a compra de mais unidades para ganhar outros brindes colecionáveis, se está na dúvida, compre um, com certeza sua filha, sobrinha, afilhada, vão gostar muito.

Kinder Ovo Maxi com surpresa – Menino ou menina, certamente você conhece os ovinhos de Kinder, deliciosos né? Sempre vem com um brinde dentro pra você montar e brincar. O Kinder Ovo Maxi da Ferrero vem com uma GRANDE surpresa, um super brinquedo montável, além de ter muito mais chocolate do que os ovinhos, você come e monta, certamente será grande sucesso nesta Páscoa 2012.

Ovo Toy Story com surpresa – Quem não conhece os filmes do Toy Story? Acredito que toda criança já tenha visto ao menos um filme, e outras, tem até mesmo brinquedos do Toy Story, como o Buzz, o Cowboy entre outros personagens. Então, o que você está esperando para dar de presente a seus filhos este ovo de páscoa? Além disso ele trás no interior um bracelete com sons muito legais para a alegria e diversão da molecada!

Assista aos vídeos abaixo...
COELHINHO DA PÁSCOA - TURMA DA MÔNICA

COELHINHO DA PÁSCOA - GALINHA PINTADINHA

ORELHINHAS - A FESTA DOS COELHINHOS

Primeiro as crianças procuraram os ovos que o coelhinho escondeu...






Quando acharam, foi só alegria....




Então, cada um colocou seu ovo na cenoura e as professoras pintaram os rostinhos...



 NÃO SÃO FOFOS!!!!




Lembrancinha feita pelas professoras: cenoura porta-ovo